Se você já ouviu um “tlec-tlec-tlec” seco e rápido vindo de uma borboleta, provavelmente estava na presença de uma borboleta estaladeira do gênero Hamadryas. Elas têm esse apelido justamente porque conseguem produzir um som com as asas, algo bem incomum no mundo das borboletas.

Hamadryas fornax fornax
Como elas fazem barulho?
O “truque” acontece quando o macho bate as asas rapidamente, encaixando pequenas estruturas nelas que funcionam como um tipo de cliquet. É como se fosse um estalo de dedos, só que com asas! Esse som pode servir para atrair a atenção de fêmeas ou até afastar outros machos do território.
Onde elas vivem?
As Hamadryas adoram ambientes ensolarados, troncos de árvores, cercas e muros. Ao contrário da maioria das borboletas, elas não visitam flores com frequência — preferem se alimentar da seiva de árvores ou de frutas fermentadas (borboleta gourmet!).
Espécies de Hamadryas no Brasil
No nosso país, podemos encontrar várias espécies, cada uma com padrões lindos e camuflados que lembram casca de árvore:
-
Hamadryas februa – estaladeira-parda
-
Hamadryas feronia – estaladeira-azul
-
Hamadryas amphinome – estaladeira-vermelha
-
Hamadryas epinome – estaladeira-marrom
-
Hamadryas laodamia – estaladeira-preta com azul
-
Hamadryas belladonna – estaladeira-clara
-
Hamadryas guatemalena – estaladeira-marmorizada
Todas têm o dom de se camuflar perfeitamente quando pousam com as asas fechadas, mas quando abrem… aí é um espetáculo de cores!
Curiosidade final
Se um dia você estiver caminhando e ouvir um “tlec-tlec” vindo de um muro ou tronco, não estranhe: pode ser que a Hamadryas esteja ali, tocando sua batida exclusiva no palco da natureza.

Hamadryas arete
